28.8.11

MÚSICA: COMO FUNCIONA • EPISÓDIO #4 BAIXO

Esta é a quarta e última postagem da compilação da série "HOW MUSIC WORKS ", produzida pelo CHANNEL 4 inglês, que utiliza diferentes épocas e locais do planeta para ilustrar todos os conceitos estruturais da Música. O músico Howard Goodwall apresenta a série dividida em 4 episódios: MelodiaRitmoHarmonia e Baixotrazendo informação aos leigos e mostrando curiosidades para os músicos.  Neste post apresentamos o último, mas não menos importante deles: episódio # 4 BAIXO, onde são abordados temas como movimento contrário, walking bass e baixo-pedal. Os filmes ainda estão sem legenda em português. Mas se você também aprecia música, vai aproveitar vendo assim mesmo. Vale a pena!

EPISÓDIO # 4: BAIXO

"Por meio milênio os especialistas vêm tentando construir instrumentos de todos os formatos e tamanhos capazes de emitir retumbantes e sonoras notas graves. Somente com a chegada dos sintetizadores conseguiu-se um rival para o poderoso órgão. Com a disco music, dance e drum 'n' bass, o baixo alcançou o centro da cena. Mas o baixo têm outro papel crucial: muito além de apenas dar peso no plano de fundo, as linhas de baixo têm papel marcante em toda a estrutura de uma composição, auxiliando a conduzir a progressão dos acordes."


"O filme "2001, uma Odisséia no Espaço", de Kubrick, marcou estilo e tornou famoso o clássico "Assim falou Zaratrusta" de Strauss, composta em 1896. Um dos recursos mais característicos e imitados nas trilhas de milhares de filmes de horror e ficção científica é o som de uma nota grave e longa: grandiosa, profunda e poderosa. É inevitável a sensação de infinitude, suspense ou ameaça que vem à mente ao som de apenas uma nota"
É verdade. Quem lembra de "Tubarão" (Jaws)? 
Bom, mas eu diria que uma exceção aguda usada no suspense são aqueles violinos estridentes em "Psicose"... :-)









Clique abaixo para voltar a ver os episódios anteriores de HOW MUSIC WORKS:
 EPISÓDIO # 1: MELODIA
 EPISÓDIO # 2: RITMO
 EPISÓDIO # 3: HARMONIA

Nenhum comentário: