28.8.11

MÚSICA: COMO FUNCIONA • EPISÓDIO #3 HARMONIA

Dando sequência às duas últimas postagens, seguimos com o  episódio #3 HARMONIA,  da série "HOW MUSIC WORKS ", produzida pelo CHANNEL 4 inglês. Apresentado por Howard Goodwall, o programa explica conceitos estruturais da Música ilustrando recursos usados em composição. São exemplos interessantes tanto para músicos e professores quanto para leigos, sem perder o foco didático. Divide-se em episódios com os temas MelodiaRitmoHarmonia e Baixo. Neste episódio, em 5 partes,  tópicos como tríades, progressão harmônica, dissonância, notas de passagem e outros são examinados ao longo da história. Os filmes ainda estão sem legenda em português. Mas se você também curte música, vai aproveitar vendo mesmo assim. Vale a pena!

EPISÓDIO # 3: HARMONIA "Acordes levam a progressões harmônicas e Howard observa como estes padrões familiares de progressões geram todos os tipos de música - do erudito ao popular - e seu senso de movimentação. Porque os mesmos padrões aparecem sempre, da renascença italiana até o mais recente hit?"
"Os músicos sempre apreciaram alterar os acordes básicos e fazer experiências com dissonância. Nós vemos como esses truques realmente funcionam e o efeito musical e emocional que produzem. Desde a música folclórica da Idade Média até Bach, Beethoven e Wagner, de Chuck Berry a David Bowie, Hendrix a Coldplay - a mesmas técnicas harmônicas surgem e ressurgem."





http://imaginetix.blogspot.com/2011/09/musica-como-funciona-episodio-4-ritmo.html

Clique abaixo para ver o próximo episódio de HOW MUSIC WORKS:
Ou para voltar a ver os anteriores: 

Nenhum comentário: