25.8.11

MÚSICA: COMO FUNCIONA • EPISÓDIO #1 MELODIA

Diante das transformações trazidas pela tecnologia nas últimas décadas, desafiando os músicos profissionais a se reinventarem, é reconfortante reconhecer que, não importa o que aconteça, a Música sempre esteve no DNA humano. E pelo visto, irá continuar. Esta foi a minha feliz conclusão assistindo à "HOW MUSIC WORKS " (COMO A MÚSICA FUNCIONA), esta série muito legal produzida pelo CHANNEL 4 inglês com apresentação de Howard Goodwall Dividida em 4 episódios, aborda os temas MelodiaRitmoHarmonia e Baixoexplicando os aspectos estruturais da Música e como se refletem nas diferentes culturas. Os filmetes trazem exemplos curiosos para músicos e ensinam conceitos básicos aos leigos com uma boa didática. Podem ser encontrados dispersos no You Tube mas, para alegria geral já estão devidamente organizados aqui em 4 postagens. Ainda sem legenda para português. Mas se você também curte música, aproveite para aguçar a audição e veja mesmo assim. Vale a pena!


RESUMO DA SÉRIE
"Todos reagimos à música - seja estalando os dedos, cantarolando ou dançando - há sempre algo para todos nós.(…) Numa viagem que percorre o planeta e atravessa os séculos, Goodwall descortina os elementos que são compartilhados por todos os estilos de música. Seguindo a trilha de diversos talentos musicais, de Mahler a David Bowie, do blues às canções folclóricas da Bulgária; do coral medieval ao disco music, ele revela truques familiares ao ofí­cio do compositores, demonstrados e ilustrados."

EPISÓDIO # 1: MELODIA
"Melodia é a ferramenta mais poderosa da música para tocar nossas emoções, inspirando amor, tristeza e esperança. Nossas mães nos apresentam cantigas de ninar quando somos crianças e testes mostraram que até enquanto bebês reconhecemos canções que ouvimos durante a gestação."


"No capítulo #1 (em 5 partes) o compositor Howard Goodwall busca os elementos básicos da melodia. Porque alguns formatos melódicos são comuns entre todas as culturas do mundo? Melodias de sucesso poderiam ser compostas de forma randômica? Se não, o que são os padrões melódicos repetidos tantas vezes por compositores de todos os tipos, e por que eles funcionam?"


... E a velha e boa PENTATÔNICA:

Todo sistema musical do mundo compartilha estas 5 notas em comum. Realmente elas são tão importantes nas composições por todo planeta que parece que, como nosso instinto para linguagem, elas nos foram pré-instaladas quando nascemos. Essas cinco notas são nossa herança genética, como cinco dedos de nossas mãos."

How Music Works - Melodia parte 1- legendado em espanhol
How Music Works - Melodia parte 2- legendado em espanhol






Clique abaixo para ver os próximos episódios de HOW MUSIC WORKS: 

2 comentários:

Adriano Caçula disse...

parabéns pela iniciativa! excelente documentário! mas a partir do 3º vídeo não têm mais legenda como poderemos conseguir legendas em português ou espanhol?

Luciana Lumyx disse...

Pois é Adriano, também achei que o documentário valia a pena, mesmo sem legenda, especialmente para sistematizar conceitos da estutura musical para alunos e professores de MÚSICA.

Pena que só encontrei essa legenda em espanhol. E só até o 3º. Cheguei a pensar em legendar eu mesma, mas...cadê o tempo?

Obrigada por seu comentário!