7.8.09

DO BAÚ: Pérolas da propaganda nacional * Jingles Inesquecíveis

Alguns jingles tornaram-se clássicos: fariam o orgulho de qualquer músico que trabalhasse no ramo. Belas pequenas canções que trataram de "grudar" nas cabecinhas. Isso numa era pré-digital, com gravação analógica e poucos canais.

Há anos atrás, na década de 90 quando trabalhava como produtora musical na ARIA Produções, fiz com meu sócio um curso sobre música para propaganda na ESPM, com Lula Vieira. Com um gravador - de rolo - ele ia mostrando as pérolas criadas pelos compositores reis do pedaço: Eduardo Souto e Neto, Zé Rodrix, Paulo Sérgio e Marcos Valle...e outros mais antigos.

Por exemplo, uma espécie de rap pré-histórico: "Adivinhe o que é que brilha mais no assoalho da mamãe, no sapato do papai? Falou mamãe, muito bem! Falou papai, acertou também! Cera ODD que maravilha, Pomada ODD pomada que brilha, lustra o sapato da famíla!"

Quem diria. Aprecie aqui.

Liberdade é uma calça velha...
Nessa época o discurso hippie "flower power" encontrava eco entre os jovens. Anos 70. 1976.
A marca de jeans não existe mais: U.S. Top.



Hoje existe tanta gente que quer nos modificar...
Hoje a Pepsi ainda existe. E naquela época, era outra marca que também usava o discurso hippie: defendia até a calça azul e desbotada. Que era assim algo...transgressor (!). Um clima meio "Hair".
Agora o jeans é vendido até já rasgado!(Jingle de Sá e Guarabyra).



Quero ver você não chorar, não olhar prá trás, nem se arrepender do que faz...Jingle de natal do Banco Nacional, que não existe mais. Essa versão filmada já é a segunda. A primeira era em preto e branco e tinha um arranjo diferente.
O garotinho faz a último solo do coral, e corre para chegar à tempo.



E voltando mais no tempo:
Não adianta bater...
Casas Pernambucanas, quando a TV era ainda preto-e-branco. Mas a música é uma graca. Adoro os contra-cantos do naipe de metais, e os "errrres" da locução e da cantora.



Está na hora de dormir, não espere mamãe mandar...
Ainda no setor "cama-mesa-e-banho", o singelo comercial dos Cobertores Parayba ainda ajudava as donas de casa a colocar ordem na casa e na criançada. O comercial é de 1961.





Para ouvir mais a fundo os jingles desde os anos 50:
Jingles e Comerciais Famosos de Rádio e TV
ou aqui:
Clube do Jingle (para baixar)

3 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito desse da cera Odd:

ODD!!!!
Você vai se ver no brilho de Odd,
seu assoalho vai virar espelho e
irá refletir você!

Dr. Danillo disse...

Hoje eu que farei 59 anos de idade, posso dizer sem receio que a minha geração foi mais criativa que a atual, sem bairrismo e sem ressentimentos, com certeza vai demorar muito para que possamos ver propagandas tão criativas como essas dos anos 70, 80 e até ainda em 90, poxa que orgulho que dá em saber que a minha geração foi mesmo a geração das transformações, afinal vai demorar pra gente ver coisas como Beatles, Rolling Stones, Sá, Rodrix e Guarabira, Belchior, Ivan Lins, Távito, Milton Nascimento, Lô Borges, 14 bis, Guilherme Arantes, Beto Guedes e etc. vou parar por aqui. Como tudo passa, somos também passantes, mas na parede da memória estes nomes e trabalhos ficaram para sempre até mesmo quando voltarmos pra casa. (DANILO CASTELO BRANCO DE REZENDE)

Lumyx disse...

Dr. Danilo, fico feliz que também traga na memória essas pérolas da propaganda, e mais, música brasileira de tanta qualidade quanto esses citados. Sei que há hoje em dia muitos músicos de grande talento - conheço pessoalmente vários. Nascidos nos anos 60, 70, 80 e até 90. Só que o mercado da música se transformou de tal forma que nem todos têm visibilidade.Não se compra mais discos nem CDs mais. Tudo acontece via internet. Mas pesquisando um pouco, tenho certeza que encontrará trabalho da maior qualidade! Posso até recomendar alguns…
:-)