4.3.09

CALEIDOSCÓPIO


Olhar uma bela imagem.
"CALEIDOSCÓPIO" deriva das palavras gregas
καλός
(kalos)="belo, bonito",
είδος (eidos)="imagem, figura", e
σκοπέω
(scopeο)= "olhar (para), observar".
CaLEidOScÓPiOS VIRTUAIS PARA BRINCAR (links mais abaixo...)

Simetria reflexiva. Quando criança me fascinava com caleidoscópios. Um deles tinha pequenos pedaços de vidro colorido que faziam barulhinhos cristalinos e lindos de ouvir, acompanhando as mandalas numa surpresa infinita, como sinos de vento. Que lisérgico.

Um dia ganhei um kit de ótica, daqueles tipo pequeno cientista. Não acreditava o quanto aquela viagem num tubinho podia ser tão fácil de fabricar, até de forma caseira. Fora todas aquelas noções de física empírica intuídas na brincadeira. De onde teria saído isso?




Em 1791, sem kit nenhum, um garoto-prodígio de 10 anos de idade, (futuro) Sir David Brewster, escocês e sagitariano (meu signo!), construía sozinho um telescópio. Em 1816, aos 35, inventaria nosso encantador brinquedinho, o caleidoscópio, após fértil dedicação ao estudo da ótica e ao desenvolvimento de intrumentos científicos, publicados em um de seus livros, "Um Tratado Sobre Novos Instrumentos Filosóficos".

Qualquer fotógrafo hoje sabe o que são um filtro polarizador, ou um fresnel (nome de um outro físico). Todos já viram, pelo menos no cinema, aquele gigantesco vidro de lentes poligonais ampliando ao longe a luz dos faróis modernos. Estas são algumas das grandes contribuições daquele tal David, um garoto curioso que, quando cresceu, acabou inventando mais "brinquedos": o estereoscópio lenticular, a câmera binocular (da estereografia - vai fundo! Red and violet: the impact of Brewster stereoscopy), polarimetro - além de descobertas úteis para aplicações práticas como fibras óticas, lasers...

Este cartão montado de estereografia colorido à mão, mostrandoSir David Brewster e seu Estereovisor de Brewer foi publicado por London Stereoscopic Company e vendido por sua loja de New York em torno de 1820. Reprodução cortesia de T.K. Treadwell, Institute for Photographic Research, Texas, USA.



eu pergunto: como é que dava tempo ??!

Conheça algo mais sobre visão da luz ao longo da história neste ensaio gostoso de ler: desde os filósofos gregos da Antiguidade e passando por Kepler, Galileu, Descartes, Newton...
CRONICA DA ÓTICA CLÁSSICA
Bassalo, J. 2008 Nov 4. Caderno Brasileiro de Ensino de Física [Online]

Nenhum comentário: