8.3.09

Aplausos para o GALPÃO APLAUSO


Pois é...Confiar em projetos do Estado e seus (nossos?) representantes políticos para solucionar problemas já clássicos do nosso país é missão impossível. Tudo soa insuficiente. Mesmo sabendo que a sociedade é mais do que sua cúpula, separar joio do trigo é como procurar agulha no palheiro. A não-ética está mesclada por todas as camadas. Condutas exemplares estão raras, mas existem.

Noticiários denunciam a incapacidade de solucionar o básico. De um lado, políticos com "rabo-preso". Do outro, mão amarradas de gente que tem boa intenção, mas que se vê trabalhando de perto ou de dentro do governo, contra uma máquina chamada correlação de forças. E a alma, como é que fica?

Pois não é que, na contramão desse desgosto, tive a alegria de encontrar um projeto encantador?
SIM! A ponto de me emocionar: o Galpão Aplauso. Um espetáculo!!!

Não apenas uma peça de teatro, mas um enredo de transformação positiva do ser humano, gente reunida para realmente melhorar a vibe do planeta. Sem nenhuma condescendência, fui surpreendida pela qualidade técnica e candura reunidas numa espécie de "Asdrúbal Trouxe o Trombone da periferia"- a história dos atores montada em forma de esquetes. Arrasando na forma e conteúdo.

"E aí, qual é a boa?" - perguntei num sábado à noite, dezembro de 2008. Convidada pela Regina (que show de amiga!), na hora combinada na frente do Jockey, fui esperar por um dos ônibus que nos levaria, num grupo grande, nesse dia, com a atriz Christiane Torloni, para assistir a uma peça teatral, num espaço em Santo Cristo, perto da Rodoviária Novo Rio. No caminho, um garoto pegou um microfone, e feito guia turístico, explicou que antes da peça TODO MUNDO É MUNDO que iríamos assistir, haveria um tour pelo Galpão para apresentar o projeto.

Lá estava tudo superorganizado. Fomos conduzidos primeiro a uma espécie de grande "ginásio" esportivo, chamado (se não me engano) de "Talentos da vez": primeira fase para a garotada que chega ao projeto, egressa de "comunidades" variadas - um supermix. Ali tomam contato e têm a oportunidade de se testarem em aulas de circo, música, teatro. Toda a estrutura obedece a uma lógica sólida, e funciona institucionalmente, através da iniciativa e trabalho da equipe capitaneada por Ivonette Albuquerque pelo Instituto Stimulu.


As aptidões vão se revelando e - não parece orgânico ser assim? - a garotada vai sendo encaminhada para cursos mais específicos, e, ao mesmo tempo, têm aulas em oficinas profissionalizantes - carpintaria, serralheria... Quem não se encontra no palco, descobre os bastidores, cuidar da infra: cenotécnica, iluminação, costura para figurinos. Indo cada vez mais fundo, mas na direção escolhida, jovens ex-carentes viram pessoas realizadas e cheias de perspectiva. Vida melhor, emprego, vontade de progresso.

O espetáculo, dirigido por Gilberto Gawronski, revela esses talentos, mesmo. Vozes arrasadoras cantando, acompanhada pela banda de músicos. Dança e coreografias circences, suingue total. Como uma primeira experiência de um grupo de teatro, o resultado é surpreendente. Nesse dia, ao final do espetáculo, la Torloni fez um discurso emocionado, contando que soubera que o sonho de uma das jovens atrizes da peça era conhecê-la, quem diria, ela que estava vendo um sonho.


Para conhecer mais sobre o Galpão Aplauso e a Cia. Aplauso:

Cia.Aplauso: Todo Mundo é Mundo
Matéria de João Pimentel (O Globo - RioShow)

Nenhum comentário: